sexta-feira, 17 de agosto de 2012


Vamos falar de... Alimentação Vegetariana

6

Olá meninas!
Hoje vou falar-vos de um tema que tem despertado curiosidade a muita gente mas que ainda há a dúvidas e preconceitos sobre ele.

O vegetarianismo é uma opção alimentar e, sobretudo, uma opção de vida. Eu sou vegetariana há 6 anos e nunca me senti tão bem.
Começo por dizer que vegetarianos não comem só vegetais, nós também precisamos de proteínas, cereais e gorduras como toda a gente. A maior parte dos alimentos que fazem parte da comida vegetariana são desconhecidos da população geral e por isso é que surgem comentários do género "Ah os vegetarianos não são saudáveis porque só comem vegetais". Na nossa alimentação introduzimos tofu, soja, seitan, tempeh, que são alimentos com muito proteína, leguminosas como lentilhas, feijão e grão, e cereais como millet, couscous, trigo sarraceno e arroz integral.
Vou passar a esclarecer alguns "mitos" e preconceitos que muitas vezes são apontados aos vegetarianos:

"Precisamos de comer carne ou peixe para obtermos proteínas" - Falso. Existem alimentos de origem vegetal (como a soja) que fornecem mais proteínas, contêm todos os nutrientes essenciais e são bem mais assimilados pelo nosso organismo.

"O regime vegetariano não é adequado para crianças ou adolescentes" - Falso. Vários estudos confirmam que as crianças e adolescentes vegetarianos apresentam um crescimento e desenvolvimento normais para a idade, tendo, em geral, ligeiramente menos peso do que aqueles que têm um regime omnívoro (o que tem sido apontado como uma vantagem face ao grave problema da obesidade infantil)

"Os vegetarianos ficam fracos e mais vulneráveis a doenças! - Falso. Está provado que, entre os vegetarianos, há menos incidência de obesidade, hipertensão, certos tipos de cancro e doenças cardíacas.

"A alimentação vegetariana é mais cara" - Falso. O peço da soja, tofu, seitan e leguminosas é, globalmente, muito inferior ao da carne e do peixe. Se considerarmos o consumo de produtos integrais (arroz, farinhas...) e de leite e iogurtes de soja, os gastos aproximam-se.

"O Homem é por natureza carnívoro" - Falso. A nossa constituição física (nomeadamente a dentição e o sistema digestivo) indica que não somos feitos para comer carne. Somos naturalmente frugívoros, sendo a fruta, os cereais e os vegetais os alimentos mais adequados

e a minha preferida

"Se não fosse a intervenção humana, muitas das espécies animais que se destinam à alimentação já estariam extintas." - Talvez. Mas com que legitimidade condenamos nós espécies inteiras a vidas de sofrimento e escravidão, permitindo-lhes viver com um único objectivo de as matar e lucrar com isso? Devido às exigências de uma alimentação carnívora, nomeadamente em termos de terreno para pasto e cultivo das rações, milhares de espécies têm sido extintas e parte importante da reserva natural da Terra foi já destruída

(fonte: Alimentação Vegetariana para bebés e crianças, Gabriela Oliveira)

Quero com isto tudo dizer que os vegetarianos são, por norma, bem mais saudáveis.
Eu sinto-me muito bem, emagreci imenso mas de uma maneira saudável e sem dietas e acima de tudo, passei a comer muito menos à refeição e mais vezes ao dia.

Depois de todo este testamento, estão interessadas em receitas de comida vegetariana? Tanto doces como salgados? Então preparem-se porque às sextas-feiras estou cá para vos dar receitas fáceis e bem deliciosas ;)

Kiss, kiss,
B.






6 comentários:

tatanita disse...

ADOREI..... cada vez como menos carne... a minha ambição é msm deixar de comer bichinhos DE UMA VEZ POR TODAS :D :D venham as receitinhas para a malta experimentar :D

Andreia disse...

Eu sou uma carnívora assumida, nem o peixe me enche as medidas xD e vegetais, só na sopa (my bad! mas aos poucos estou a tentar mudar)... já a frutinha, no verão sabe-me mt bem, mas no inverno nem por isso... lol tb por isso eu sou rechonchudinha xD
Mas estou curiosa para ver as receitas, talvez me dêem vontade de experimentar ;)

Beijinhos*

Larissa disse...

Concordo com a tatanita, que venham receitas, se poderes claro .
Today on the blog: http://thenativesalad.blogspot.pt/2012/08/oysho-fallwinter-2012-campaign.html

Anónimo disse...

o blog está com maquilhagem nova! muito bonito! sim as receitas são bem vindas!! ;) beijinhos

Eva disse...

Estou a tentar comer cada vez menos carne, por isso as receitas seriam optimas.
Bjnhos***

S disse...

Eu estou muito interessada porque não como carne há mais de dois anos, mas continuo a comer peixe e ovos principalmente porque detesto soja e tofu, já tentei comer de todas as maneiras e mais algumas, feita por quem sabe fazer, muito bem temperada e mesmo assim não consigo! Por isso continuo a comer peixe e ovos porque fiquei com a vitamina B12 um pouco em baixo. e não tenho grandes alternativas. Também não posso comer muitas leguminosas tipo feijão, grão etc porque não tolero muito bem, só posso comer tipo uma vez ou duas por semana, mas carne não como mesmo!
Bj S

Enviar um comentário